
No século VI, o Papa São Gregório Magno redigiu uma carta, normatizando a pintura católica, tanto para o uso litúrgico quanto para as vestimentas como signos de reconhecimento. Na época, nem todos eram letrados e a cor das roupas ajudava a reconhecer a autoridade.
Para a Educação Infantil, dos 03 anos de idade até o 05 anos, escolhemos a verde, que remete aos prados e campinas verdejantes, assim como o Salmo 23(22) diz: “O Senhor me apascenta: nada me falta; em verdes pastos me faz recostar. Conduz-me junto das águas para descansar; reconforta a minha alma, guia-me por veredas retas, por causa do Seu Nome”.
Além do mais, a cor verde é relacionada ao crescimento e à esperança. Esperança esta que devemos ter na educação dos filhos, no bem da pátria e no amor à autêntica e única Religião: a Católica. Outros significados atribuídos à cor verde são a fé, a amizade, os bons serviços prestados e o amor. Estas características são essenciais para a edificação da criança nesta idade, pois tudo aquilo que ela irá aprender neste momento, permanecerá por toda a vida, especialmente os bons afetos à religião, à família e aos estudos.
A virtude teologal da esperança, de natureza sobrenatural, insere no coração do católico a maneira com que a pessoa irá se dirigir a Deus em seus atos. Nesta etapa, a criança precisa aprender a conviver com o Sagrado, dirigindo-se muitas vezes às boas maneiras e ações católicas, como rezar ao se levantar, traçar o Sinal da Cruz inúmeras vezes ao longo do dia, rezar antes das refeições, antes das atividades de estudo, agradecer a Deus pelos inúmeros bens que concede, pedir perdão, abnegar-se das vontades, rezar o Santo Rosário, fazer um exame de consciência antes de se deitar e rezar antes de dormir.
Sabemos que a criança, com esta idade não é capaz de realizar muitas destas tarefas por iniciativa própria, a não ser que a graça conceda tamanho dom. Daí a necessidade de os pais compreenderem bem este material e aplicarem na vida familiar, nutrindo o lar com estes tão elevados exemplos.
Por isso o verde da capa, vai progressivamente escurecendo, da primeira etapa, dos 03 anos, temos um verde claro, e na última, material dos 5 anos, é um verde mais escuro. Dos 3 aos 5 anos, a criança irá obter uma série de nutrientes essenciais para a edificação do seu caráter, para o progresso dos seus estudos e o da fé.
Assim, ao adotar o verde como cor predominante para esta etapa, esperamos seguir uma tradição rica na fé e na esperança do Céu, pois o Senhor, nosso pastor, não deixará faltar nada (Cf. Sl 23(22), 1).
No topo da capa, temos a imagem de nosso Baluarte (significa defensor), São Carlos Borromeu. À esquerda a imagem do Sacratíssimo Coração de Jesus, e à direita, a imagem do Imaculado Coração de Maria. Cultivar estas devoções é essencial para os tempos atuais. No entorno da imagem central temos o detalhe de um báculo bispal, que é um cajado pastoral, símbolo da autoridade episcopal, que representa o cajado de um pastor de rebanho, para guiar e proteger as suas ovelhas. O báculo é enriquecido pela Cruz de Cristo.
As três imagens circulares fazem alusão às representações medievais da Santíssima Trindade (três círculos alinhados em formato de triângulo). Na parte superior de cada círculo, está adornada a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.
No centro da capa, está a imagem de Nossa Senhora de Fátima, à qual escolhemos consagrar os estudos, o estudante e a família para esta etapa do Ensino Fundamental.